quinta-feira, 30 de julho de 2009

Se não tem pão, que comam bolo ...


Ontem assisti ao filme Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006) que conta a história da princesa austríaca Maria Antonieta que é enviada à França para se casar com o príncipe francês que depois se tornaria Luís XVI. A direção é de Sofia Coppola e tem Kirsten Dunst no papel principal fazendo a princesa rebelde diante dos costumes franceses da época. O filme ganhou o Oscar de melhor figurino, mas não posso deixar de comentar a maravilhosa trilha sonora onde aparecem Siouxsie and the Banshees e New Order em pleno século XVIII.
Todos conhecemos o fim da realeza francesa com a queda da Bastilha em julho de 1789, mas o fato mais interessante é que tudo foi desencadeado pelo aumento do preço do pão. Sofia Coppola demonstrou poeticamente todo o massacre e sangue do fim dessa história, que vale a pena ser assistida. Segue abaixo uma receita de pão, alimento com praticamente 10.000 anos de história.
Tirei essa receita do livro de Olivier Anquier, Padaria em casa, que ganhei do meu amigo Val e testei várias vezes até sentir exatamente o ponto correto da massa.

Ingredientes :
1kg de farinha de trigo
600 ml de água gelada
30 g. fermento biológico
20 g. sal


Modo de Preparo :
Faça uma cavidade na farinha e no centro coloque o sal, a água e o fermento. Amasse bem até que a massa fique homogênea. Deixe descansar por 10 minutos coberta por um pano úmido.
Faça a beliscagem da massa por cinco minutos para desenvolver o glúten e deixe descansar por mais 15 minutos.
Achate a massa e segurando por uma das extremidades, levante-a rápido e jogue sobre a outra extremidade, rapidamente para promover a oxigenação por 5 minutos. Cubra novamente e deixe descansar por 15 minutos.
Divida a massa na proporção desejada e cubra por mais 15 minutos.
Modele os pedaços de acordo com a finalidade do pão e deixe descansar por mais uma hora.
Faça os cortes para direcionar a evaporação.
Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC e diminua a temperatura para 220ºC.
Dica: para assar esse tipo de pão em forno caseiro é necessário jogar um copo de água gelada no assoalho do forno logo após os pães serem colocados para que o vapor deixe os pães dourados e crocantes.
NAMASTE

Um comentário: